sábado, 14 de março de 2015

[GRAMÁTICA] Ponto e Vírgula

Usado para: 

  1. Marcar uma pausa maior que a vírgula, e menor que o ponto.
  2. Separar orações em que se omite o verbo da segunda:
    ex1.: Eu leio Machado; ele, Castro Alves.
    ex2.: João vai ao centro; Maria, ao shopping. 
  3. Separar itens de uma enumeração:
    ex.: Nos dois ultimos meses eu já estudei:
          Fonologia;
          Morfologia;
          Sintaxe;
          Semântica.
    Observação:
    Em uma redação por exemplo, não se deve enumerar, logo:
    ex.: Nos dois últimos meses, eu já estudei Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica.
  4. Separar orações coordenadas que já tenham vírgula no seu interior.
    ex.: Eu estudo, eu trabalho; eu me canso, mas não desisto; Eu sei, eu vou vencer
  5. Separar orações coordenadas cuja conjunção está implícita:
    ex1.: Correu muito; ficou cansado (portanto) - adversativa
    ex2.: Eu estudei; não passei (porém) - conclusiva 
  6. Separar orações coordenadas adversativas e conclusivas quando o conectivo estiver deslocado
    ex1.: Passei no concurso; não vou, porém, trabalhar.
    ex2.: Passei no concurso; estou, portanto, muito feliz. 
  7. Separar pensamentos independentes:
    ex1.: Pedro vai ao cinema; Joana faz compras.
    ex2.: Eu toco violão; ela vende docinhos.
  8. Separar pensamentos opostos:
    ex1.: Eu gosto de sol; Maria não.
    ex2.: Eu torço para o Botafogo; João torce para o Flamengo. 

Um comentário: