6- Soneto: existem duas variedades:
a) Soneto italiano: 14 versos decassílabos, agrupados em duas quadras e dois tercetos.
b) Soneto inglês: 14 versos distribuídos em três quadras e um dístico.
Ritmo => é estabelecido pela regularidade na sucessão de sílabas átonas e tônicas.
- Versos de 1 a 7 sílabas - na última tônica
"Caminhando contra o vento
sem leço sem documento
no sol de quase dezembro
eu vou" (Caetano Veloso) - Versos de 8 a 10 sílabas - há três possibilidades:
a) versos de 8 sílabas - 8ª e 4ª/ 8ª, 2ª e 5ª
b) versos de 9 sílabas - 9ª e 4ª/ 8ª, 3ª e 6ª
c) versos de 10 sílabas - 10ª e 6ª (heróicos)/ 10ª, 4ª e 8ª(sáficos) - Versos de 11 e 12 sílabas
a) versos de 11 sílabas - 11ª e 5ª
b) versos de 12 sílabas - 12ª e 6ª
Rima => é a semelhança de sons as palavras que se localizam no fim ou no meio dos versos.
Versos brancos ou soltos - versos sem rima
As rimas são classificadas de acordo com o vocabulário (qualidade), as rimas podem ser:
- Pobres: rimas formadas com palavras da mesma classe gramatical
Não acabava, quando uma figura
Se nos mostra no ar robusta e válida,
De disforme e grandíssima estatura
O rosto carregado, a barba esquálida. (Camões) - Ricas: rimas formas com palavras de classe gramatical diferentes
Alma minha gentil, que te partiste
tão cedo desta vida descontente
repousa lá no céu eternamente
e viva eu cá na Terra sempre triste. - Raras: formadas entre palavras para as quais há poucas rimas possíveis
Para que não ter por ti desprezo?
Por que não perdê-lo?
Ah, deixa que eu te ignore... O teu silêncio é um leque
Um leque fechado, um leque aberto seria tão belo, tão belo
Mas mais belo é não o abrir, para que a Hora não peque. - Preciosas: rimas obtidas de forma artificial, construídas com palavras combinadas.
De dentro de Fora ouvi-a
Ó Universo, eu sou-te
Oh, o horror da alegria
Deste pavor, do archote
De apagar, que me guia (Fernando Pessoa)
Quanto a disposição, as rimas podem ser classificadas em:
- Encadeadas: rimas de fim de verso com o interior do verso seguinte
Salve Bandeira do Brasil queridaToda tecida de esperança e luz
Pálio sagrado sobre o qual palpita
A alma bendita do país da Cruz - Cruzadas ou Alternadas - rimas em versos alternados:
Nem na terra de amor não ter um eco,
É meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco
É meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco
- Intercaladas, interpoladas, enlaçadas, entrelaçadas ou opostas:
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco
- Emparelhadas ou paralelas - sucedem-se duas a duas
e que conheço não sei de onde,
aos que me dizem terno adeus
sem que lhes saiba os nomes seus
aos que me dizem terno adeus
sem que lhes saiba os nomes seus
Quanto à tonalidade, as rimas podem ser:
1- rimas agudas ou masculinas:
Rimam - se as palavras oxítonas ou monossílabos tônicos.
"Agora que a noite estende
Alvo lençol de luar
E a bafagem que recende
Nos jardins perfuma o ar."
(Raimundo Correia)
"Vinhos dum vinhedo, frutos dum pomar
Que no céu os anjos regam com luar." (Guerra Junqueiro)
Rimam - se as palavras oxítonas ou monossílabos tônicos.
"Agora que a noite estende
Alvo lençol de luar
E a bafagem que recende
Nos jardins perfuma o ar."
(Raimundo Correia)
"Vinhos dum vinhedo, frutos dum pomar
Que no céu os anjos regam com luar." (Guerra Junqueiro)
2- rimas graves ou femininas:
rimam-se palavras paroxítonas.
"Calçou as sandálias, tocou-se de flores.
Vestiu-se de Nossa Senhora das Dores." (Antonio Nobre)
rimam-se palavras paroxítonas.
"Calçou as sandálias, tocou-se de flores.
Vestiu-se de Nossa Senhora das Dores." (Antonio Nobre)
rimam-se palavras proparoxítonas
"Ah, quanto custo, ó Deus, ver as crianças pálidasPobres botões em flor! Pobres gentes crisálidas. (Guerra Junqueiro)
Quanto a extensão, a rima pode ser:
a) Consoante (soante): quanto a identidade sonora se dá, a partir da vogal tônica, com as mesmas letras
ex: amada cantada
a) Consoante (soante): quanto a identidade sonora se dá, a partir da vogal tônica, com as mesmas letras
ex: amada cantada
b) Toante: quando a identidade sonora, a partir da vogal tônica, sedá com letras diferentes:
ex: bela fera
ex: bela fera
Fonte: Professora Soraia Karia
Adaptação: Luamar Kastrup
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