quarta-feira, 1 de maio de 2013

Versificação [LITERATURA] - {PARTE B}

5- Vilancete: um terceto; e duas oitavas.
6- Soneto: existem duas variedades:
a) Soneto italiano: 14 versos decassílabos, agrupados em duas quadras e dois tercetos.
b) Soneto inglês: 14 versos distribuídos em três quadras e um dístico.

Ritmo => é estabelecido pela regularidade na sucessão de sílabas átonas e tônicas.



  1.  Versos de 1 a 7 sílabas - na última tônica
    "Caminhando contra o vento
    sem leço sem documento
    no sol de quase dezembro
                 eu vou"                                 (Caetano Veloso)
  2. Versos de 8 a 10 sílabas - há três possibilidades:
    a) versos de 8 sílabas - 8ª e 4ª/ 8ª, 2ª e 5ª
    b) versos de 9 sílabas - 9ª e 4ª/ 8ª, 3ª e 6ª
    c) versos de 10 sílabas - 10ª e 6ª (heróicos)/ 10ª, 4ª e 8ª(sáficos)
  3. Versos de 11 e 12 sílabas
    a) versos de 11 sílabas - 11ª e 5ª
    b) versos de 12 sílabas - 12ª e 6ª
Rima => é a semelhança de sons as palavras que se localizam no fim ou no meio dos versos.

Versos brancos ou soltos - versos sem rima

As rimas são classificadas de acordo com o vocabulário (qualidade), as rimas podem ser:
  1. Pobres: rimas formadas com palavras da mesma classe gramatical
    Não acabava, quando uma figura
    Se nos mostra no ar robusta e válida,
    De disforme e grandíssima estatura
    O rosto carregado, a barba esquálida.    (Camões)
  2. Ricas: rimas formas com palavras de classe gramatical diferentes
    Alma minha gentil, que te partiste
    tão cedo desta vida descontente
    repousa lá no céu eternamente
    e viva eu cá na Terra sempre triste.
  3. Raras: formadas entre palavras para as quais há poucas rimas possíveis
    Para que não ter por ti desprezo?
    Por que não perdê-lo?
    Ah, deixa que eu te ignore... O teu silêncio é um leque
    Um leque fechado, um leque aberto seria tão belo, tão belo
    Mas mais belo é não o abrir, para que a Hora não peque.
  4. Preciosas: rimas obtidas de forma artificial, construídas com palavras combinadas.
Brilha uma voz na noute
De dentro de Fora ouvi-a
Ó Universo, eu sou-te
Oh, o horror da alegria
Deste pavor, do archote
De apagar, que me guia      (Fernando Pessoa)

Quanto a disposição, as rimas podem ser classificadas em:

  • Encadeadas: rimas de fim de verso com o interior do verso seguinte
    Salve Bandeira do Brasil querida
    Toda tecida de esperança e luz
    Pálio sagrado sobre o qual palpita
    A alma bendita do país da Cruz
  • Cruzadas ou Alternadas - rimas em versos alternados:
Minha desgraça, não, não é ser poeta,
Nem na terra de amor não ter um eco,
É meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco

  • Intercaladas, interpoladas, enlaçadas, entrelaçadas ou opostas:

Eu, filho do carbono e do amoníaco,

Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco
  • Emparelhadas ou paralelas - sucedem-se duas a duas
Aos que me dão lugar no bonde
e que conheço não sei de onde,
aos que me dizem terno adeus
sem que lhes saiba os nomes seus


Quanto à tonalidade, as rimas podem ser:
1- rimas agudas ou masculinas:
Rimam - se as palavras oxítonas ou monossílabos tônicos.
"Agora que a noite estende
Alvo lençol de luar
E a bafagem que recende
Nos jardins perfuma o ar."
(Raimundo Correia)

"Vinhos dum vinhedo, frutos dum pomar
Que no céu os anjos regam com luar." (Guerra Junqueiro)

2-  rimas graves ou femininas:
rimam-se palavras paroxítonas.
"Calçou as sandálias, tocou-se de flores.
Vestiu-se de Nossa Senhora das Dores."   (Antonio Nobre)

3- rimas esdrúxulas:
rimam-se palavras proparoxítonas

"Ah, quanto custo, ó Deus, ver as crianças pálidasPobres botões em flor! Pobres gentes crisálidas.    (Guerra Junqueiro)

Quanto a extensão, a rima pode ser:
a) Consoante (soante): quanto a identidade sonora se dá, a partir da vogal tônica, com as mesmas letras
ex: amada                         cantada

b) Toante: quando a identidade sonora, a partir da vogal tônica, sedá com letras diferentes:
ex: bela             fera


Fonte:  Professora Soraia Karia
Adaptação: Luamar Kastrup

Nenhum comentário:

Postar um comentário