quinta-feira, 23 de maio de 2013

REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS [BIOLOGIA]

ASSEXUADA: O próprio organismo se multiplica. Não envolve a produção de gametas nem fecundação. Apesar de relativamente rápida e produzir muitas descendentes, todos são geneticamente iguais.

Tipos de reprodução Assexuada:

  1. divisão binária: (cissiparidade): Bactérias
  2. esporulação: Fungos
  3. brotamento: hidras
  4. estaquia: vegetais
  5. fragmentação: esponjas do mar
  6. partenogênese: abelhas

SEXUADA: Exige a fecundação, mas não necessariamente contato sexual. É complexo, demanda cuidados com ovos, larvas ou filhotes, mas produz indivíduos geneticamente diferentes.

GAMETAS: Células, especializada que carregam parte do material genetico dos genitore
MASCULINO: Espermatozóide
FEMININO: Óvulo
ESPERMATOGÊNESE: produção de espermatozóide nos testículos por células especializadas denominadas espermatogônias. A partir de certa idade, normalmente na adolescência, começa a produção, que é constante e irá durar por toda a vida do indivíduo.
OVULOGÊNESE: formação de óvulos nos ovários, que ocorre apenas durante a vida embrionária feminina. Assim, a mulher já nasce com todos os seus óvulos formados durante um certo período, que geralmente vai do início da adolescência aos 50 anos em média. Alguns óvulos serão amadurecidos e liberados, mas a maioria absoluta não será utilizada. Sõa originados pela meiose de células denominadas ovogônias.
FECUNDAÇÃO: é a fusão  do espermatozóide com o óvulo, produzindo o zigoto.
É um mecanismo complexo, organizado de forma que apenas um espermatozoide atravesse a membrana do óvulo. Além disso, ele precisa ser necessariamente da mesma espécie, ou não conseguirá entrar no óvulo.









13º dia - zigoto
14º dia - embrião

Nenhum comentário:

Postar um comentário